quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Viagem a Colômbia

De 13 a 17/10/11 realizou-se na cidade de Cali, na Colômbia, o VI Encontro Latinoamericano e do Caribe de Agricultura Ecológica.
A cidade de Cali situa-se no Departamento del Valle del Cauca, no sul da Colômbia, a 400 Km de Bogotá.
Com o objetivo de ampliar meus horizontes, meus conhecimentos em agricultura ecológica e ver o que se está fazendo neste setor em termos de América Latina e Caribe (e passear, porque não dizer), resolvi participar do Evento.  Embarquei de Porto Alegre para Cali dia 11/10 e retornei dia 19/10, sabendo que na cidade colombiana encontraria mais de 500 pessoas de todo o Continente com o mesmo objetivo que eu.
E não me enganei: dezenove países se fizeram presentes no Evento. E eu fiquei muito orgulhoso de ver a bandeira brasileira hasteada juntamente com as outras 18 bandeiras, já que eu estava lá, único representante do Brasil. Também fui o único representante dos consumidores de todo o Evento. Todos os outros participantes eram produtores e/ou pesquisadores. ´
É até meio redundante escrever sobre a hospitalidade e gentileza de que fui objeto. O fato de eu ser o único brasileiro, e talvez pelo carinho que a América Espanhola tem pelo  Brasil, fez com que meus dias em Cali tivessem sido dignos de não mais serem esquecidos. A qualidade do Evento, a organização e a hospitalidade do povo da Colômbia foram a marca deste Encontro sobre Agricultura Orgânica. O carinho dos participantes de outros países também é digno de nota.
O primeiro dia foi marcado pela abertura do evento e palestras centrais sobre Agricultura Ecológica e suas respostas  a Crise Climática e Crise Alimentar, assim como sobre Agricultura Familiar e Políticas Públicas para o desenvolvimento da Agricultura Ecológica.
No segundo dia teve em uma praça de Cali a Feira Latinoamericana y del Caribe de Productores y de Comercio Justo.  Foi uma enorme feira de muitos produtos orgânicos e artesanais. A Cordilheira inteira parecia ter descido até a Praça São Francisco para mostrar seus trabalhos.  Descendentes de espanhóis, negros, maias, incas, astecas... Uma grande e maravilhosa mistura de raças circulando entre as bancas. Produtos, produtores e produtoras de todo o Continente em uma única feira. A energia positiva que circulava naquele ambiente era quase palpável. Um momento único!!!
Nos terceiro e quarto dias continuaram os trabalhos no Centro Cultural de Cali. Mais de 70 palestras no Encontro de Saberes e Experiências nas diversas oficinas (salas) sobre os mais diversos assuntos - Sala Cadeias de Valor: café, cacau e frutas; Sala Consumo e Mercados; Sala Recursos Genéticos e Biodiversidade; Sala Gênero e Juventude; Sala Cadeias de Valor: plantas aromáticas e medicinais; Sala Sistemas de Produção Integrados; Sala Políticas Públicas e Sistemas de Garantia; Sala Capacitação e Educação; Sala Pesquisa Contemporânea e Conhecimento Ancestral; Sala Associações e Movimentos; Sala Conservação e Produção; Sala Inovação e Tecnologias.
Na tarde do quarto dia tivemos duas palestras centrais: Cultivar um Futuro Melhor - Justiça Alimentar em um Mundo com Recursos Limitados;  e Desafios e Soluções da Agricultura Ecológica Familiar. 
No final do quarto dia aconteceu o encerramento formal do Evento. Entre palestras, discursos e despedidas, fui chamado ao palco para receber um presente por ser eu o único brasileiro a participar do Evento e ser o único representante dos consumidores. Umas palavras tímidas de agradecimento e muitos aplausos. Eu não vou esquecer do VI ELAO!!!
No quinto dia os participantes se dividiram em nove excursões pelo interior da Região do Valle del Cauca (Cali e arredores) para visitas de campo às experiências levadas a cabo pelos agricultores ecológicos da região. Eu participei de uma visita a Reserva Natural "Cusagüi"(uma hora e meia de Cali) em que os proprietários cultivam cacau, bananas e outros produtos em um sistema agroflorestal.
Parte importante da estada em Cali foi a vida social dos participantes do Evento de Agricultura Ecológica. No sábado a noite andamos pela cidade em cinco "chivas" (ônibus antigos transformados em discotecas ambulantes) lotados; muita música, dança, cervejas e muitas risadas. Imagina-te dançando em um veículo em movimento... Nesse passeio fomos ao Estádio de los Toros assistir ao Festival Mundial de Salsa. Belíssimas apresentações. Na continuação fomos todos a uma boate. Sempre de chivas. E retornamos de chivas aí pelas duas da manhã, depois de muita dança, cervejas e risos. Uma noite memorável!!!
O VI ELAO terminou dia 17/10. Dia 18/10 saí de Cali para Bogotá, São Paulo e Porto Alegre. Cheguei no RGS às 11 h do dia 19/10. Uma incursão pela América que me fez imensamente feliz. Meus horizontes se ampliaram, meu mundo ficou maior, meu mundo interior também. Os amigos e amigas agora se espalham pela América do Sul e Caribe. Os e-mails se sucedem de lá pra cá e daqui pra lá. 

Colômbia, Equador, Perú e Brasil

Meus sinceros agradecimentos ao povo da Colômbia e aos outros participantes que tão carinhosamente me receberam.
O VII ELAO será na Bolívia em 2013. Estarei lá, com certeza. 

Eu vou...
...mas volto!!!
Beto Johann






VI ELAO - Agricultura Orgânica da América Latina e Caribe

Amigos Latinoamericanos

A bandeira do Brasil também estava lá


Nenhum comentário: